terça-feira, 19 de outubro de 2010

Paranoia de emagrecer!


É bastante normal ouvir as nossas amigas reclamando que estão gordas! E muitas delas falam sem motivo, porque estão em ótima forma!

Mas existem meninas que ficam complexadas e paranoicas com a ideia de perder peso, e começam a fazer dietas malucas, uma atrás da outra. O problema é que elas não se dão conta que esse comportamento pode se transformar em doenças e das gravíssimas!

A maioria dessas dietas corta bruscamente boa parte da alimentação, se baseando em mínimas quantidades de alimentos com baixa caloria. Só que as garotas esquecem (ou ignoram) que o corpo precisa dos nutrientes que são encontrados em alimentos como: carne, arroz, feijão e etc. Além disso, ele precisa de uma quantidade certa de calorias para exercer suas funções corretamente, como andar, respirar e pensar. E não dá pra fazer isso tudo só com uma folha de alface!

Algumas meninas até desenvolvem quadros de anemia e bulimia porque ficam preocupadas demais com o seu peso. Por achar que é bonito ficar magra demais, são capazes de se submeter a exercícios físicos em excesso, induzir o vômito (sentindo culpa de ter comido), ficar em jejum e tomar laxantes para tirar toda a comida do organismo.

Porém, ao invés de ficarem mais bonitas, acontece o contrário! Essas doenças causam desnutrição, o que resseca a pele e a deixa amarelada, enfraquece os cabelos que podem até cair, além de deixar o corpo desidratado o que dá um tremendo cansaço!
As doenças ainda podem diminuir a frequência cardíaca ou causar: arritmia, gastrite, ausência de menstruação, infertilidade e hipotermia (quando a temperatura do seu corpo fica menor que 35ºC).

E ainda trazem diversas mudanças no seu humor, atrapalham o seu sono e até a vontade de fazer sexo! Ninguém merece né?

Dietas malucas da moda e que não são orientadas por um nutricionista muitas vezes podem ter o efeito contrário, além de você passar fome por um bom tempo, depois que ela acaba, engorda tudo de novo e muito rápido! Ou então elas podem deixá-la seriamente doente!   

As meninas que estão mesmo acima do peso e se sentem mal com isso devem, sim, se preocupar em emagrecer! Mas de forma saudável, orientadas por um profissional e sem exagerar nos cortes na alimentação ou em exercícios!

Acima de tudo, as meninas devem parar com essas paranoias. Toda garota tem um ponto forte em sua beleza e nem sempre é um corpo magro (que, dependendo do ponto de vista, nem é tão bonito assim!), às vezes pode ser seus olhos, seu sorriso, mas de verdade mesmo é tudo uma questão de estilo e personalidade! Tem muita menina gordinha arrasando por aí!

E não adianta nada se comparar com top models ou com aquela amiga magérrima, você tem que confiar em si mesma! Porque quando você gosta de si mesma, os outros também gostam!

Fica a dica! 

Beijinhos! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário